Reconheceu a tão sonhada cidadania italiana e pretende ficar na Itália ou de repente ir morar em outro país da União Européia? Ter a carteira de habilitação italiana (Patente di guida italiana) pode ser muito vantajoso.

O acordo de conversão da CNH brasileira para aquela italiana já está em vigor desde o início do ano passado (2018) e o modelo novo começará a ser convertido a partir do final de fevereiro deste ano).

Mas atenção! A conversão é literalmente uma troca, ou seja, você entrega a brasileira e fica com a italiana. Se um dia voltar pro Brasil, precisará pedir a troca novamente.

Quem pode fazer? – Todo titular de CNH brasileira (para as categorias A e/ou B a conversão é direta sem provas nem exames) emitida antes de 2017/2018 que seja residente na Itália há no máximo 4 anos já pode pedir a conversão (se você renovou ou fez a CNH recentemente, do ano passado para cá, a conversão deste novo modelo começa no final de fevereiro).

Onde se pede: – Na Motorizzazione mais próxima. 

O que levar:

  • CNH original e sua tradução juramentada
  • Taxas pagas na Poste Italiane (de códigos 4028 e 9001, que totalizam cerca 42 euros)
  • Exame médico (do médico de base ou do médico de uma auto escola, específico para “Patente italiana”)
  • Exame oftalmológico – Escolher um médico credenciado e indicato pela Motorizzazione, precisa de uma foto e um selo (marca da bollo) de 16 euros.
  • Histórico da residência – Solicitar na Comuna de residência ou preencher um formulário de auto-declaração atestando todos os lugares onde foi residente na Itália e datas.
  • Formulário TT2112 preenchido e com outro selo de 16 euros.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here