Para completar com sucesso o seu proceso de cidadania italiana você precisa da certidão de nascimento e de casamento do seu antepassado italiano. A de casamento na maior parte das vezes está no Brasil, mas se ele casou na Itália então, além do nascimento precisa do casamento, ok?

Se o nascimento ou casamento ocorreu antes de 1871 então é bastante provável que esteja na igreja da cidade onde ele nasceu ou casou, isso porque antes de 1871 na Itália o registro civil não era obrigatório e o pessoal fazia apenas registros religiosos.

Depois desta data a certidão provavelmente se encontra no arquivo do Comune, o que facilita um pouco.

Como descobrir o nome do Comune de Nascimento

Comune é traduzido como cidade em português. O nome da cidade onde ele nasceu pode ser obtido nas certidões brasileiras, principalmente no óbito, no casamento do italiano e no nascimento dos filhos dele no Brasil.

É importante que você dê atenção às certidões em que o italiano estava presente e podia declarar ele mesmo de onde era. Se ele casou no Brasil ou teve os filhos no Brasil ele estava ali para fazer o  registro e ao ser perguntado de onde era ele podia dizer o nome do Comune com exatidão.

Depois de descobrir o nome do Comune você pode mandar um email a Igreja ou ao Arquivo e solicitar o documento.

Nós também oferecemos o serviço de busca de certidões para quem precisa do documento rapidamente ou mesmo que esteja com dificuldades para encontrar a certidão.

 

Leave a Reply