Que a Itália é uma grande produtora de vinhos todo mundo sabe e que está entre os melhores do mundo não é novidade. Em todos os lugares é possível degustar esta bebida tão antiga e amada por muitos. Tudo no país contribui, o solo, clima, a variedade de uvas, aliada a uma prática de vitivinicultura que faz esta produção perfeita.

Em cada região é possível provar um vinho diferente, são formas únicas de produção que ajudam a saber exatamente de onde veio aquela garrafa. Separamos cinco tipos de vinhos, de diferentes locais da Itália, que você não pode deixar de provar.

Chianti

Produzido em Toscana, feito com uvas sangioveses e canaiolo, este é o vinho mais famoso da Itália, conhecido no mundo inteiro. Com sua cor vermelho rubi e perfume floreal é perfeito para momentos em que a comida é mais leve.

Prosecco

Este é o vinho do momento do país, ele é branco espumantizado, com um leve sabor frutado, é feito com uva glera.  Ele acompanha diversos tipos de pratos, como carnes e peixes, verduras, frutos do mar e até com a sobremesa. É produzido no Vêneto, na região de Treviso, Conegliano e Valdobbiadene

Lambrusco

O vinho perfeito que combina com a carne de porco, é outro clássico italiano. É um vinho tinto frisante e doce, que deve ser bebido jovem. É um dos mais exportados do país, e o mais conhecido da sua região, Emilia Romanha.

Amarone

Feito das uvas Rondinella, Corvina e Molinara, que são “appassitas (secadas em grades), o que aumenta o conteúdo de açúcar e exalta os aromas, é um vinho memorável, indispensável em uma ocasião especial. Ideal para comer com as massas italianas. É o vinho que vem da região de Valpolicella, no Vêneto.

Brunello

Outro vinho Toscano bastante conhecido é o Brunello. Este é o clássico vinho que se bebe mais velho, podendo chegar a envelhecer cerca de 30 anos. É a bebida perfeita para acompanhar pratos como carne vermelha, funghi e trufas.

MELHORES VINHOS

O Best Italian Wine Awards (BIWA) classificou os 50 melhores vinhos italianos de 2019, criado por um grupo de críticos especialistas, que fazem as provas às cegas. Confira os 10 primeiros colocados.

Tenuta San Guido – Sassicaia – Bolgheri Sassicaia 2016 – Toscana

Burlotto – Burlotto – Barolo Monvigliero DOCG 2015 – Piemonte 

Cantina Tramin – Terminum Gewürztraminer vendemmia tardiva – Alto Adige DOC 2016 – Alto Adige

Petrolo – Petrolo – Galatrona – Val d’Arno di Sopra DOC 2017 – Toscana 

Lusignani Alberto – Vin Santo di Vigoleno – Colli Piacentini DOC 2009 – Emilia Romagna

Florio – Donna Franca – Marsala Superiore Riserva DOC S. A. – Sicilia

Casanova di Neri – Cerretalto – Brunello di Montalcino DOCG 2013 – Toscana

Poliziano – Le Caggiole – Vino Nobile di Montepulciano DOCG 2016 –Toscana

Grattamacco – Grattamacco Rosso – Bolgheri Superiore DOC 2016 – Toscana

Broglia – Vecchia Annata – Gavi DOCG del Comune di Gavi 2010 – Piemonte 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui