A partir do próximo dia 21 de novembro, terça-feira, as transferências bancárias entres os países da União Européia serão quase que instantâneas e o melhor de tudo é que serão grátis.

Tal cenário é possível graças ao sistema TIPS (target instant payment settlement) que facilitará todos as transações.

Atualmente uma transferência bancária entre países europeus pode demorar até 24 horas, isto se considerarmos que a transação foi realizada num dia útil, exceto nas sextas-feira. Com o novo sistema implantado pelo Banco Central Europeu (BCE), as transferências bancárias reduzirão esse tempo para apenas 10 a 20 segundos entre países da Europa.

De acordo com o BCE, o TIPS permitirá aos cidadãos e às empresas efetuarem pagamentos através do seu banco, em qualquer ponto da área do euro numa questão de segundos, contribuindo para aprofundar a integração da área do euro.

Por enquanto, a nova tecnologia estará disponível na Itália, Espanha, Alemanha, Áustria, Estónia, Letónia, Holanda, Finlândia e Lituânia (num total de 585 bancos) e para um valor máximo de 15.000 euros. No entanto, segundo o BCE, o objetivo é alargar esta plataforma a todos os 31 países e bancos europeus dentro da Zona Única de Pagamentos em Euros (SEPA) até novembro de 2018.

Fonte: El Mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here