Graças à digitalização e à internet, a pesquisa por documentos, informações do ascendente italiano ficaram muito mais fáceis.
Para quem está começando a procurar os documentos do ascendente italiano, quando chegou no Brasil, a dica é começar pelo Memorial do Imigrante de São Paulo.
Os navios que transportaram os imigrantes chegavam principalmente no porto de Santos. 
No acervo digital do Memorial do Imigrante é possível buscar por nome e sobrenome nos registros de entrada na Hospedaria de Imigrantes e também procurar nas listagens dos navios desembarcados.
Muitos documentos estão disponíveis já digitalizados e assim, se der sorte de encontrar seu ascendente, pode-se obter tranquilamente certidões, documentos e informações, principalmente datas, quantos filhos, se veio sozinho, casado, com quantos anos, etc.
No acervo existe também várias fotos da época da imigração, e um milhão de informações.
Vale a pena navegar lá!
Existem outras dezenas de sites que oferecem algum tipo de busca por sobrenome italiano. Basta ter paciência pra sair navegando e “fuçando” para obter qualquer informação que facilite montar o “quebra-cabeças” da árvore genealógica, juntando todos os dados para a organização dos documentos para o processo de cidadania italiana.
Dificuldades com buscas?
Nós pesquisamos para você!
Escreva-nos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here