Para quem está pensando em montar o processo de cidadania italiana,  a família representa sempre a melhor fonte de informações que serão essenciais depois para conseguir reunir os documentos do processo.

Tente conseguir as seguintes informações:

NOME COMPLETO, LOCAL DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO DE TODOS NA SUA LINHA DE DESCENDÊNCIA ATÉ VOCÊ.

Pode ser que você não consiga de todos, mas ao encontrar as certidões de alguns deles você vai ver os dados dos outros e fica fácil solicitar as novas certidões.

Os cartórios e igrejas são os lugares onde você irá encontrar a maior parte dos documentos necessários para concluir com sucesso seu processo de cidadania italiana pois ali estão os documentos brasileiros. Isso pode ser feito por telefone!

COMO COMEÇAR?

Comece pelas suas próprias certidões e pelas de seus pais ou avós, pois é o modo mais fácil e rápido. As certidões estão nos cartórios onde ocorreram os nascimentos, casamentos e óbitos!

Depois disto o passo seguinte é aquele de concentrar os esforços na procura pelos documentos do bisavô.

Você verá que uma certidão vai lhe dando informações sobre outras, é como ir montando um quebra cabeças!

Por exemplo, na certidão de óbito sempre aparece o local de nascimento e a idade em que a pessoa faleceu, assim fica fácil de calcular o ano de nascimento e saber a cidade onde seu bisavô nasceu. Para saber o  ano de nascimento basta subtrair a idade do ano de falecimento.

Por exemplo, se tivermos um antepassado italiano que morreu com 100 anos de idade em 1962 então o ano de nascimento dele foi: 1962 – 100 = 1862 !!

Encontrar as certidões de seus antepassados no Brasil é importante também para poder descobrir alguns dados que serão úteis para a pesquisa da certidão na Itália.

No próximo post vamos dar dicas de como procura documentos da chegada do italiano no Brasil, registros, etc.
Dúvidas?
Análise da sua documentação??
Escreva-nos!
Arrivederci!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here