Vamos recapitular alguns passos para o processo de Cidadania Italiana?
Vamos lá!
1. Ver se você possui ou não o direito à Cidadania Italiana
O primeiro passo do processo de cidadania italiana é conferir se você possui o direito. Vale lembrar que mesmo para aqueles que possuem origem italiana o direito a cidadania não é garantido e existem algumas regra a serem respeitadas.
Quer saber mais? Tem dúvidas? Escreva-nos!


2. Montar sua árvore genealógica e conferir o elenco de documentos exigidos no processo

3. Busca de certidões na Itália, nos cartórios e igrejas brasileiras
Com as informações que você conseguiu reunir na sua árvore genealógica vai ficar mais fácil começar as suas buscas pelo Brasil e pela Itália.

4. Verificação e se necessário correção de erros em certidões
Revisar com atenção os nomes, sobrenomes, datas e locais de nascimento em todas as certidões exigidas pelo consulado, desde o seu antepassado italiano até você é fundamental.
Dependendo da gravidade dos erros em suas certidões será necessário fazer um processo de retificação judicial de certidões, algo que é feito através de um advogado.
Precisa de ajuda na análise das certidões? Fazemos a análise gratuita! Escreva-nos!


5. Reconhecimento de firmas em Tabelionato de Notas e/ou MRE

Depois que você conferiu muito bem as suas certidões e, se necessário, corrigiu os erros através de um processo de retificação judicial você poderá iniciar o procedimento de reconhecimento de firmas.

6. Tradução dos documentos para a língua italiana
Com todos os documentos corretos em mãos o passo seguinte é a tradução dos documentos, procedimento obrigatório para concluir com sucesso o seu processo de cidadania italiana.
Os documentos a serem traduzidos são as certidões de nascimento, casamento, óbito e a CNN. As certidões italianas já se encontram em italiano. Todas as traduções devem ser feitas por um Tradutor Juramentado.

7. Apresentar os documentos junto ao Consulado Italiano
Depois de preparar os documentos você poderá apresentá-los ao Consulado Italiano para a Legalização.
Para o reconhecimento da cidadania, existe uma fila muito grande (alguns consulados, de anos). Por este motivo, muitas pessoas decidem por fazer o procedimento na Itália já que o tempo de espera é de apenas alguns meses.
Consulte-nos!
Escreva para benvenuticidadania@gmail.com
Arrivederci!

5 COMENTÁRIOS

  1. Vale a pena adquirir a cidadania Italiana, afinal somos um pais maravilhoso, abençoado por Deus. Temos nossos problemas mas recebemos qualquer um que chegar aqui de braços abertos.Na Italia somos vistos como gentinha… meros subalternos. Somos uma potencia mundial.

  2. Acho que não vale a pena adquirir cidadania Italiana…Já somos sem ligações afetivas com a Italia. Sou da terceira geração. Quando vamos para a Italia , somos tratados como bandidos, gente da terceira classe. Ser brasileiro é tão gostoso.

  3. Só tenho uma dúvida: meu trisavô era italiano. Seguindo a linha, vem meu bisavô, VÓ e pai. Tem algum problema pela minha vó estar no meio da linha de transmissão ou esse tipo de restrição só aconteceria se ela fosse o antenato italiano?
    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here