Quem pode requerer a cidadania espanhola?

Uma das dúvidas dos descendentes de espanhol é quem pode ou não reconhecer essa segunda nacionalidade. Por isso, nós vamos explicar em quais situações a pessoa pode requerer a cidadania.
Em três ocasiões é possível conseguir a cidadania.

POR DESCENDÊNCIA
Quando se tem a descendência espanhola, seja por parte de mãe ou pai, fica mais fácil requerer a cidadania. Se o espanhol da família estiver vivo é mais simples. Se for falecido não é problema, só precisa incluir a certidão de óbito legalizada.
Para os pedidos feitos por descendência o requerente precisa juntar os seguintes documentos: Certidão de nascimento (precisa ter no mínimo seis meses de validade); certidão de antecedentes criminais (não pode ser superior a três meses de emissão); documento de identidade; certidão e passaporte, legalizados, do parente espanhol.
Em média, os pedidos de cidadania feitos diretamente na Espanha demoram cerca de dois anos.

FILHO
A forma mais fácil e ágil de obter a cidadania é quando o descendente é filho de espanhol, seja por parte de pai ou mãe. Esse processo é chamado de “nacionalidade originaria”.
Basta organizar todos os documentos solicitados e enviar ao consulado espanhol.

NETO
Netos de espanhóis também pode reconhecer a segunda nacionalidade, mas somente se for menor de idade, e após aos 18 anos é preciso renovar, no caso confirmar com a Espanha que deseja continuar essa cidadania. Caso contrário, aos 21 anos perde-se o direito.
Para maiores de idade e descendentes precisam morar legalmente na Espanha mais de um ano para depois solicitar a cidadania.

POR CASAMENTO
Após completar um ano de casado(a) ou união estável morando na Espanha é possível solicitar a cidadania, e é preciso comprovar isso no pedido.
São necessárias certidões de nascimentos do requerente e do espanhol; de casamento; de antecedentes criminais (precisa ter menos de três meses de emissão na data da entrega). Também é necessário a carteira de identidade e comprovante de residência.
Assim como nos demais processos, toda a documentação precisa ser traduzida por tradutor juramentado, e entregue ao consulado espanhol mais próximo à sua casa e fazer o agendamento.
As solicitações feitas pelo cônjuge também levam em média dois anos para a resposta.

POR RESIDÊNCIA
Se você mora legalmente na Espanha por dois anos já é possível requerer a cidadania. É preciso ir ao Registro Civil mais próximo de sua residência, levando todos os documentos necessários.

Dúvidas sobre o processo de cidadania espanhola? Gostaria de mais informações?
Consulte-nos!

Cotação

BRL - Moeda brasileira
EUR
4,31
GBP
4,99
USD
3,78

Cotação

BRL - Moeda brasileira
EUR
4,31
GBP
4,99
USD
3,78
1
×
Podemos te ajudar?