A ESCOLHA DE FAZER O PEDIDO DA CIDADANIA NA ITÁLIA
Fazer o pedido na Itália não é obrigatório, mas com certeza é uma ótima oportunidade de ter o direito reconhecido em tempo breve, cerca de 3 meses, porem a circular determina 180 dias.
As etapas são:
1. Fazer a declaração de presença
Se você chega na direto na Itália sem conexão em outros países da Europa será feito já com o carimbo em seu passaporte que vale como declaração de presença.
Se você está chegando de outro país da Europa você precisará fazer a declaração de presença na Questura.

2. Encontrar uma casa
Você precisará encontrar um imóvel onde fazer a sua inscrição anagráfica ou residência. Quem faz com assessoria já chega com a casa/quarto alugado.

3. Fazer o pedido de residência junto ao Comune

Depois de encontrar a casa você precisa solicitar ao Comune que controle que você está morando no local indicado. Isso quem faz é o Vigile do Comune que faz uma visita surpresa para poder verificar quem está morando ali. Atualmente depois de fazer o pedido sua residência é já previamente autorizada, mas o controle é ainda feito.

4.Protocolo do pedido de cidadania italiana

Depois de ter a sua residência aprovada você poderá fazer seu pedido de reconhecimento da cidadania italiana junto ao Comune apresentando seus documentos.

5.Fazer o Visto de permanência
Você precisa fazer um visto de permanência na Itália caso o seu processo demore mais do que 90 dias para ser concluído.
Este visto se chama Permesso di Soggiorno in attesa di cittadinanza.

6. Convocação do Stato Civile para assinatura da cidadania
Depois de seus documentos terem sido analisados e o consulado italiano no Brasil ter dado a resposta sobre o pedido de não renúncia sua cidadania estará pronta e você deverá comparecer ao Comune para assinatura. A partir deste momento você poderá fazer os documentos italianos, como o passaporte e a carteira de identidade italianos.

São várias etapas não?

Com a Benvenuti Cidadania todas as barreiras são ultrapassadas mais facilmente (como idioma, procura de moradia, toda a burocracia dos órgãos públicos, etc.)
Nossa experiente equipe terá o prazer em te ajudar a obter o reconhecimento da cidadania italiana o quanto antes, sem dor de cabeça!
Consulte-nos!!!
Dany Cris

Bio

Leave A Comment