O Lácio (em latim, Latium; em italiano, Lazio) é uma região da Itália central com cinco milhões de habitantes e 17 203 km² , cuja capital é Roma.

O Lácio estende-se da cordilheira dos Apeninos, espinha dorsal da península Itálica, ao mar Tirreno. Seu nome, originalmente Latium, remete aos latinos, povo do qual os romanos descendem e cujo idioma, o latim, tornou-se a língua formal do Império Romano, tendo sido amplamente difundido nos territórios sob o seu domínio. De enorme importância histórica e cultural, foi o local onde Roma foi fundada, acredita-se que no século VIII a.C. O nome da região acabou por denominar também o internacionalmente conhecido clube de futebol da capital do país (SS Lazio). 
 Formada por uma maior parte de colinas é uma região com muitas áreas e origem vulcânica.

O Lácio é de grande importância para a história, as artes, a arquitetura, a religião e para a cultura em geral. O imenso patrimônio da cidade de Roma forma apenas uma parte da riqueza que se estendia pelas centenas de cidades, vilas, abadias, igrejas, monumentos e outros locais da região.
Esta região é composta de cinco províncias:

Frosinone (91 comuni)
Latina (33 comuni)
Rieti (73 comuni)
Roma (121 comuni)
Viterbo (60 comuni)

Com uma história baseada na era romana, a culinária também tem resquícios da época. Pratos com ingredientes “pobres”. Miúdos de porco e boi, as massas com molhos simples entre outros.
É uma região cheia de Burgos medievais e claro, castelos. São mais de 150 castelos espalhados pela região (conheça mais sobre os castelos aqui).

San Gregorio da Sassola

Vale a pena conhecer a região berço do Império Romano.

Arrivederci!

Dany Cris

Bio

Leave A Comment