Esse artigo é dedicado aos cidadãos brasileiros e ítalos-brasileiros que estão na Itália este ano, ou estarão no período das eleições presidenciais deste ano.

Todo mundo sabe que no Brasil, diferentemente da Itália, votar é obrigatório. 

Para o brasileiro que está morando no exterior votar, teria que ter transferido o título, porém o prazo acabou em maio, e só reabre no fim do ano, resta então justificar (consulte como no site do TSE).

Quem transferiu e vota na Itália, seguem algumas orientações:

Datas de votação: 07 de outubro e 28 de outubro, se houver segundo turno.
Horário: das 8h às 17h

Onde??

É preciso verificar se o seu local de votação.
Para saber acesse o site do TSE coloque seus dados e descubra o local de votação.

Atenção: não é pq vc mora mais perto de um local de votação que deverá votar lá! O posto de Veneza por exemplo é novo e só poderão ir ate lá os eleitores que fizeram recadastramento. Por isso verifique no site do TSE qual seu local de votação!

Para quem mora em uma cidade que tem como Consulado o de Roma, veja o FAQ que o Consulado de Roma elaborou para as dúvidas dos cidadãos clicando aqui.

Outra opção é o aplicativo e-Título – Como usá-lo?

 

Após baixar o aplicativo, para consultar o local de votação, é necessário digitar o nome completo ou o número do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe.
A tela inicial mostra todos os seus dados cadastrados pelo TSE. É possível saber o número da sua zona eleitoral, seção de votação, município, situação eleitoral, quitação eleitoral e se a biometria já foi realizada. Na parte inferior da tela, toque em “Onde votar” e confira quando será a próxima votação e os dados de seu domicílio eleitoral. Para voltar a tela inicial, pressione no botão “X” no canto superior direito da tela.

Se vota pra quem?

Só pra presidente!!!!

O que eu devo levar???

Não precisa trazer o título de eleitor. Basta saber o número que você pode verificar no site do TSE.
Um documento BRASILEIRO com foto e filiação, ou seja, carteira de identidade, carteira de reservista, passaporte (não pode estar vencido ha mais de dois anos) + cert. de casamento.
Quero dizer que o mesário precisa te identificar (ver uma foto), saber teu nome e o nome do teus pais.

Boa eleição!

Dany Cris

Bio

Leave A Comment