A Lombardia (em italiano também Lombardia, e Lumbardia no dialeto lombardo) é uma região da Itália setentrional, com 9,8 milhões de habitantes e 23 854 km², cuja capital é Milão. 
É a região com o maior número de províncias e cidades (comuni), são 12 províncias e 1544 comuni.


É também a região mais populosa da Itália, cerca um sexto da população italiana ou aproximadamente 10 milhões de pessoas vivem na Lombardia. A população da região aumentou muito nos anos 1950 e 1960 devido ao crescimento sustentado da região, altas taxas de natalidade, e fluxo migratório proveniente de outras regiões italianas. Nos anos 1980 e 1990 o crescimento demográfico foi garantido por imigrantes estrangeiros. Um quarto dos imigrantes estrangeiros na Itália vive em Lombardia.
É dos “quatro motores” da Europa, junto com Baden-Württemberg (Alemanha), Catalunya (Espanha) e Rhône-Alpes (França). São as 4 grandes regiões da UE, consideradas motores da europa e as quais têm acordos de cooperação (veja aqui).

É conhecida como a “locomotiva da Itália”, pois é a região mais industrializada, o polo financeiro italiano. A renda per capita lombarda supera de 35% a média europeia. E representa mais de 20% de toda Itália.

A superfície da Lombardia é dividida quase igualmente entre planícies (o que representa aproximadamente 47% do território) e  áreas montanhosas (que respondem por 41%). Os restantes 12% da região são colinas. Está localizada na Pianura Padana, área plana da Itália.


Na Lombardia foram encontrados objetos que demonstram que o homem habitava aquela região já do 3º milênio antes de Cristo. 
Foi habitada por diversos povos durante toda a história. No 3º século a.C, foi conquistada pelos Romanos. Com a caída do império, foram os Bárbaros a dominarem a Lombardia.
A partir do final do século XV, a região foi invadida por diversos povos, primeiro os franceses depois os espanhóis.

Na culinária, é típico lombardo o gorgonzola, a crescenza, a bresaola, o Grana Padano, o salame de Milão, a cotoletta alla milanese (bife à milanesa), a polenta, os caldos e sopas, o panetone, a mostarda, a colomba pascal e o risotto.

É na Lombardia que está o maior número de estudantes universitários, além do que, são as universidades que mais tem estudantes estrangeiros.

Milão a capital tem pouco mais de 1 milhão e 300 mil habitantes. A segunda maior é Brescia, com 186 mil habitantes.

É a região mais desenvolvida e moderna, seja no transporte, na saúde, o sistema de aeroportos, e autoestradas.

Fonte: Wikipedia.it

Dany Cris

Bio

Leave A Comment